Nicole's Biography

Nicole Duque Estrada de Almeida Pereira (de nome artístico Nicole Duque Estrada) nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 2 de Dezembro de 1989. Seu pai foi funcionário público do Banco do Brasil. Sua mãe se formou em Comunicação Social e tem um vasto currículo em TV, Teatro e Shows, atuando como bailarina, cantora de teatro musical, backing vocal de programas de TV e shows, e produtora.

Com 11 anos, Nicole Duque Estrada já dava seus primeiros passos na TV e Teatro. Ela e seus irmãos foram convidados para integrar o Coro Infantil do Show da TV Globo, em parceria com a UNESCO, Criança Esperança.  Foram 6 anos seguidos (2001-2006) de muitas gravações vocais no Estúdio BR PLUS, muitas viagens para São Paulo e Belo Horizonte (onde o Show era realizado) e muito contato com o backstage, artistas e demais profissionais envolvidos no projeto.

Na mesma época, Nicole iniciou também aulas de teatro, na Companhia Teatral Neide Lira e Silvia Secco. Foram 4 anos de curso e muitas peças apresentadas. Uma experiência incrível nos palcos, que contribuiu muito com a desenvoltura de Nicole e interpretação das músicas que gravava para os coros.

Algumas das peças apresentadas, destacam-se: 

 

- "Deu a louca nos contos de fada", como a Bruxinha

Uma mistura dos contos de fada, das princesas com as bruxas, e muita confusão. Mas sempre com muito bom humor.

- "Brincando de era uma vez", como a Boneca

Dois irmãos que, enquanto arrumam o quarto, embarcam em uma superaventura com seus brinquedos, que ganham vida, como o palhaço e a boneca. 

- "Fala Sério", como uma adolescente

A peça aborda os principais temas adolescentes, com cenas e monólogos que marcam a vida dos jovens.

- "Segredos de um show bar", como uma bailarina

O musical envolve muita dança e a rotina das garçonetes cantoras de um bar.

Paralelamente ao Teatro e aos Shows anuais do "Criança Esperança", Nicole integrou o Projeto "Lu e as Criancinhas". Um musical especial, voltado para as comunidades carentes de afeto e de cultura, que visava a ensinar um pouquinho da história do Brasil, de um jeito bem divertido. 

Produzido pela BR Plus, o musical contava com 7 crianças e uma apresentadora, a "Tia Lu". O grupo gravou 15 canções que, junto com textos interativos entre uma música e outra, viraram CD e Show.

 

Entre muitas cenas educativas e também ilustradas por animação, canções e coreografias alegres marcavam cada apresentação, que era aberta ao público carente. Em cada episódio, era alugado um ônibus para buscar as crianças da comunidade e durante o espetáculo, lanches eram distribuídos. Uma verdadeira ação social.  

Foi 1 ano de dedicação total ao Projeto, muitas horas de ensaios e apresentações, mas infelizmente, por falta de incentivo do Governo, não foi possível prosseguir com o "Lu e as Criancinhas".

Felizmente, muitas crianças assistiram, se divertiram e guardam até hoje o CD de recordação. As canções que mais se destacam são:

- "Monteiro Brasileiro" (que ensina sobre Monteiro Lobato e suas obras)

- "Cabrália" (que conta a história do descobrimento do Brasil)

- "Seninha" (que valoriza toda a trajetória do ídolo Ayrton Senna)

- "Paz" (que promove o amor e o fim da violência)

- "Onde está o amor" (que trava uma luta contra o preconceito e fala de igualdade)

- "Clara Clarinha" (que ensina sobre Maria Clara Machado)

Entre outros sucessos.

Em 2006, Nicole Duque Estrada começou a estudar inglês, pois sempre foi muito interessada em conhecer outras culturas e no Brasil, as escolas não oferecem recursos suficientes para formar seus alunos em outra língua, eles apenas ensinam o básico. Nicole sempre foi encantada pela história, literatura e cultura de diferentes países, além de seus idiomas.  

No mesmo ano, Nicole Duque Estrada deu seus primeiros passos na indústria de Shows e Eventos, participando como Assistente de Produção dos DVD's da dupla musical romântica "Cídia e Dan", revelada pelo programa Fama 3, da TV Globo.

 

O primeiro DVD, produzido e dirigido pela BR Plus, denominou-se "Duetos Românticos I" e foi gravado em 2006, no Rio de Janeiro, com o sucesso "Esse Amor", entre outros, e teve mais de 50 mil cópias vendidas, presenteando-os com seu primeiro Disco de ouro.

 

Repleto de regravações de duetos internacionais de grande sucesso das últimas décadas, o álbum se destacou tanto que teve uma de suas músicas na trilha internacional da novela da TV Globo O Profeta.

Em 2007, Nicole Duque Estrada se formou na High School e passou no vestibular para a conceituada Universidade Federal do Rio de Janeiro, para LANGUAGES AND LITERATURE BACHELOR DEGREE (Portuguese and Spanish). Mais um vez, Nicole buscava mergulhar na cultura de outro país e encarava o desafio de aprender uma nova língua: Espanhol.  

Foram 4 anos de BACHELOR e suas experiências com estágio eram relacionadas a tradução e revisão de texto, além de trabalhar como instrutora do curso de Inglês e Espanhol para Motoristas e Cobradores de ônibus, no Projeto da FETRANSPOR "Rodoviário Cidadão em Ação". A ideia principal deste curso era de inclusão social da classe trabalhadora mais humilde na cultura de estrangeiros, visando a atender melhor os turistas. Conforme citado, o ensino do Brasil ainda é muito precário. Ensinar Inglês e Espanhol para estes trabalhadores foi uma excelente iniciativa do Governo do Rio de Janeiro e Nicole orgulhosamente fez parte disso. 

Simultaneamente à Faculdade e aos estágios, Nicole se manteve inserida no mundo artístico e continuou seu trabalho em Produção.

 

Em 2008, produziu mais um DVD da dupla Cídia e Dan. Desta vez, o "Duetos Românticos II". 

 

Entre outras produções de DVD's e Clipes, ao longo dos anos 2009, 2010, 2011 e 2012, trabalhou com nomes como Claudia Leitte, Adair Cardoso, Arthur Danni, Ricky Valen, Téo e Edu, Kandies, Dan Torres e etc.

Nicole se apaixonou ainda mais pela área de Audiovisual, de Entretenimento e Shows, e decidiu investir em mais uma Faculdade: Comunicação Social (and Broadcast Television). A mesma que sua mãe havia se formado e que sempre foi referência para ela.

Foi então que, em 2011, ao se formar pela UFRJ em LANGUAGES AND LITERATURE BACHELOR DEGREE, imediatamente se matriculou na FACHA (Faculdade Integradas Hélio Alonso), para mais uma especialização. Era mais um passo em direção à TV. 

Também em 2012, nas férias entre o fim de uma Faculdade e o início de outra, Nicole fez o Curso de Edição de Textos Jornalísticos na EGóis, com Eleida Góis, para se aperfeiçoar ainda mais nas linguagens de cada tipo de mídia: impressa, digital e audiovisual.

Foi neste mesmo ano que, em seu primeiro mês de estudos em Comunicação Social, Nicole passou no processo seletivo da RIT TV (Rede Internacional de Televisão), como estagiária de produção do TV News "CJC NOTÍCIAS", diariamente apresentado pela jornalista Suzane de Oliveira.

Após alguns meses de experiência em um programa diário de notícias, o Canal CJC extinguiu o departamento de Jornalismo e adotou um novo perfil, voltado para Entretenimento. Foi então que Nicole passou a produzir TV Shows e se encantou ainda mais pelo mundo audiovisual e de variedades/entretenimento.

 

No início de 2013, ainda trabalhando no Canal CJC, encarou o desafio de apresentar AO VIVO, por um dia, o Programa "CJC de Verão", comandado pelo apresentador Anderson Nascimento, seu chefe na época. Junto com sua colega de trabalho Izis Domingues, Nicole conduziiu brilhantemente mais de 1 hora de programação, entre games, música e participação do público, ao vivo pelo telefone.

Mesmo com tanto aprendizado e satisfação em trabalhar na RIT TV, Nicole ainda sonhava mais alto: Trabalhar na TV Globo, uma das maiores empresas de mídia no mundo, que produz em torno de 2,400 horas de entretenimento e 3,000 horas de jornalismo por ano, no Brasil. E conseguiu!


Em fevereiro de 2013, Nicole se inscreveu no processo seletivo da emissora, que oferecia apenas 2 vagas. Entre mais de 30 candidatos e após mais 2 etapas de entrevistas com os gestores da TV Globo e RH, foi selecionada para o programa "Caldeirão do Huck" como estagiária, pois ainda estava cursando sua segunda Faculdade.   


Nicole se destacou tanto entre os produtores, que com menos de 2 meses de estágio, foi promovida e contratada. Tão requisitada, Nicole foi convidada a participar da produção do Show Especial "Roberto Carlos e TV Globo, 40 anos juntos" e de 2 temporadas do Programa "Amor e sexo".

A partir de então, sua trajetória no "Caldeirão do Huck" foi marcada por muitas viagens pelo Brasil, imersão em diversas culturas e realização de sonhos de pessoas guerreiras, que batalham diariamente por uma vida melhor para sua comunidade.  

Os Quadros "Lata Velha""Um por todos, todos por um" foram os maiores desafios de Nicole e, ao mesmo tempo, os mais enriquecedores. Coordenar toda uma equipe (mais de 50 pessoas) em viagens pelo país, construindo e realizando sonhos, foi uma tarefa nada simples. E muito emocionante. A cada Projeto Social entregue, a cada carro reformado, uma nova conquista. A cada sorriso no rosto de crianças e famílias humildes, seu coração transbordava de amor.   

O "Caldeirão do Huck" levou água para o município de Flamengo, no interior da Bahia; teto para a "Banda Vitalina Correia", em Cordisburgo, MG; livros e brinquedos, para a vida das crianças de Ribeirão Preto, SP; muitas cores e gargalhadas, para a galera da "Lona na Lua", em Rio Bonito, RJ; e muitos, muitos sorrisos e lágrimas de emoção para milhares de brasileiros, por trás e diante das câmeras.

Para Nicole, trabalhar em quadros como estes, foi transformador e enriquecedor. Viajar o Brasil, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior, do frio ao sertão, e ainda conhecer a verdadeira essência do povo brasileiro, mudou sua vida.

A missão de Nicole Duque Estrada sempre foi de unir culturas, unir forças, transformar vidas. Usar o poder da mídia, principalmente nos dias atuais, repletos de informações desnecessárias, de forma positiva, para promover a integração. A mídia não deve ser manipuladora. Ela deve respeitar cada cidadão do mundo.  


Com toda sua experiência em Languages, história e literatura (português, inglês, espanhol e suas culturas), com sua vivência desde pequena dentro da TV, com seu trabalho de produtora pelo Brasil todo (seja relacionado à música, tv shows, tv, teatro, projetos sociais...), o caminho está trilhado: Usar o poder da mídia para transformar uma comunidade, positivamente. ​

  

© 2017 by Nicole Duque Estrada
Proudly created with
Wix.com
 

Call

M: +55 (21) 99698-2953